Logotipo da EPA Brasil, com texto em azul e verde.

EPA BRASIL

FORMAÇÃO DE PRECEPTORES PARA O USO DE EPAs

Apoio:

Logotipo do NBME (National Board of Medical Examiners) com ícone de chama e texto
Ícone de computador laptop.

FORMATO

100% digital & Autoinstrucional

O relógio marca 9 horas.

CARGA HORÁRIA

20h

Ícone de calendário.

INSCRIÇÃO

Até 15  de Outubro

ícone de certificado.

CERTIFICAÇÃO

Faculdade de saúde Santa Casa BH

POR QUE REALIZAR ESTE CURSO? 

O EPA Brasil se propõe a formar preceptores para o uso de EPAs (Entrustable Professional Activities /Atividades Profissionais Confiáveis) no dia a dia da supervisão de aprendizes nos serviços de saúde.


O uso de EPAs propicia a formação de profissionais de saúde mais confiantes e confiáveis.

Médica sorridente, de cabelos cacheados, usando um laptop, estetoscópio no pescoço. Jaleco branco, fundo azul degradê.

Como o EPA Brasil vai contribuir

para sua prática profissional?

Ícone de livro aberto.

Domine os conceitos

da educação médica

baseada em competências.

Ícone de laptop.

Avalie competências utilizando EPAs na supervisão diária das atividades profissionais nos serviços de saúde.

Ícone de escudo com uma marca de seleção, representando segurança e aprovação.

 Compreenda a diferença entre atribuição de confiança Ad hoc e atribuição de confiança certificativa.

Ícone preto e branco de um quadrado com um círculo dentro e uma fita na parte inferior.

Obtenha o certificado do EPA Brasil, um curso que tem o apoio do NBME Latin America Grants.

QUAL É O PÚBLICO

ALVO DESTE CURSO?

O EPA Brasil foi elaborado para profissionais de saúde que supervisionam as atividades de aprendizes (residentes e alunos de graduação) no dia a dia dos serviços de saúde, como: preceptor(a), professor(a), médico(a) assistente, supervisor(a) de residência, coordenador(a) de internatos, coordenador(a) de COREME e, também, para residente – o preceptor do futuro.

Grupo de médicos de jaleco branco sorrindo; forma geométrica azul e verde ao fundo.

PROFESSORES

Conheça os especialistas que vão guiar sua jornada

Mulher com cabelo loiro curto, óculos quadrados, sorrindo, jaqueta preta, gola prateada, fundo azul degradê.

Rosa Delbone

Coordenadora Geral EPA Brasil

Mestre e Doutora, Hematologista, Especialista em Educação para as Profissões de Saúde, Professora Associada da FMUFMG, do Curso Internacional Ins and Outs of EPAs e do Curso de Especialização em Educação na Saúde FMUSP, Pesquisadora e Consultora em Educação Médica, Editora da Série EPAs na Formação em Saúde – Faculdade de Saúde Santa Casa BH.

Homem de cabelos grisalhos e óculos sorri contra um fundo gradiente azul-esverdeado.

Alexandre Moura

Coordenador Local – FSSCBH 

Mestre e Doutor, Infectologista, Supervisor de Residência Médica da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), Professor da Faculdade de Saúde Santa Casa BH e do Curso Internacional Ins and Outs of EPAs, Pesquisador e Consultor em Educação Médica, Editor da Série EPAs na Formação em Saúde.

Homem careca, de óculos, barba grisalha, de paletó. Fundo gradiente azul-esverdeado.

Marcus Andrade

Coordenador Local – UFMG 

Mestre e Doutor, Intensivista, Professor Titular da FMUFMG e do Curso Internacional Ins and Outs of EPAs, Coordenador do Serviço e Supervisor do Programa de Residência Médica em Medicina de Emergência do HCUFMG, Pesquisador e Consultor em Educação Médica. 

módulos da formação

  • Módulo 1: Educação Médica Baseada em Competências

    Apresenta os fundamentos da educação médica baseada em competências, explorando sua evolução, princípios e aplicações práticas. Destaca a importância de alinhar a formação médica às necessidades reais do sistema de saúde e do paciente, introduzindo conceitos como marcos de competência e progressão da aprendizagem.

  • Módulo 2: EPAs – Atividades Profissionais Confiáveis

    Aborda o conceito de EPAs (Entrustable Professional Activities/Atividades Profissionais Confiáveis) como estratégia de operacionalização da avaliação de competências na prática clínica. Discute como definir, implementar e avaliar as EPAs no processo formativo, orientando decisões de supervisão, autonomia progressiva e certificação da prontidão do estudante ou residente para a prática.

  • Módulo 3: Avaliação Baseada no Local de Trabalho na era das EPAs

    Explora a complexidade da avaliação baseada no local de trabalho e discute métodos e para torna-la factível e facilitadora da aprendizagem. Destaca a observação direta com diferentes técnicas para feedback imediato como modelo funcional e eficiente desta avaliação, por possibilitar a atribuição de confiança Ad hoc relacionada à autonomia do aprendiz sem prejuízo à segurança do paciente. 

  • Módulo 4: Atribuição de Confiança e Tomada de Decisão

    Apresenta o processo de tomada de decisão sobre a autonomia do aprendiz por meio da atribuição de confiança, destacando o papel do Comitê de Competência Clínica na análise de evidências de desempenho. Aborda critérios para decisões fundamentadas, integração de múltiplas fontes de avaliação e estratégias para garantir consistência, transparência e segurança na progressão.


Logotipo da NBME com uma chama sobre

Sobre o NBME LATIN AMERICA  GRANTS

O EPA Brasil é um projeto pioneiro em território nacional envolvendo oito instituições, selecionado e financiado pelo NBME LATIN AMERICA GRANTS, cujo objetivo é promover a avaliação de competências em educação médica, formando preceptores para o uso de EPAs na Residência Médica.

O projeto possui a duração de dois anos, apresentando no Ano 1 o curso
Formação de Preceptores para o uso de EPAs e, no Ano 2, a Implementação de EPAs em Programas de Residência Médica das instituições participantes.

INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES

instituição líder

Purple heart symbol with text
FHEMIG logo in blue, with text "FUNDAÇÃO HOSPITALAR DO ESTADO DE MINAS GERAIS" below.
Logotipo da PUCPR. Apresenta um escudo com um livro, chaves e bandeiras, com os dizeres "PUCPR" e "GRUPO MARISTA".
Logotipo: UFMG em preto e vermelho; 'm' vermelho sublinhado com um retângulo vermelho.

Certificação

Ao final do Curso, você receberá o certificado oficial emitido pela Faculdade de Saúde Santa Casa BH, que é a instituição líder do EPA Brasil.

Modelo de certificado de conclusão do curso EPA Brasil

ORGANIZAÇÃO

Conheça a organização que apoia sua formação

Rosa Delbone

Coordenadora Geral EPA Brasil

Mestre e Doutora, Hematologista, Especialista em Educação para as Profissões de Saúde, Professora Associada da FMUFMG, do Curso Internacional Ins and Outs of EPAs e do Curso de Especialização em Educação na Saúde FMUSP, Pesquisadora e Consultora em Educação Médica, Editora da Série EPAs na Formação em Saúde – Faculdade de Saúde Santa Casa BH.

Alexandre Moura

Coordenador Local – FSSCBH 

Mestre e Doutor, Infectologista, Supervisor de Residência Médica da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), Professor da Faculdade de Saúde Santa Casa BH e do Curso Internacional Ins and Outs of EPAs, Pesquisador e Consultor em Educação Médica, Editor da Série EPAs na Formação em Saúde.

Marcus Andrade

Coordenador Local – UFMG 

Mestre e Doutor, Intensivista, Professor Titular da

FMUFMG e do Curso Internacional Ins and Outs of

EPAs, Coordenador do Serviço e Supervisor do

Programa de Residência Médica em Medicina de

Emergência do HCUFMG, Pesquisador e Consultor em

Educação Médica.

Daisy Machado

Coordenadora Local – UNIFESP

Mestre e Doutora, Pediatra infectologista, Especialista em Educação na Saúde, Professora Associada do Departamento de Pediatria EPM/UNIFESP e do Curso de Especialização em Educação na Saúde da FMUSP. Atua no ensino, pesquisa e extensão, com ênfase no cuidado de crianças e adolescentes com doenças infecciosas e na educação médica.

José Knopfholz 

Coordenador Local – PUCPR

Mestre e Doutor, Especialista em Clínica Médica e Cardiologia, formação em Educação Médica pelo Harvard Macy Institute. Professor Titular do Curso de Medicina da PUCPR e do Curso de Especialização em Educação na Saúde da FMUSP. 

Kleyton Bastos

Coordenador Local – UFS

Mestre e Doutor, Nefrologista, Especialista em Educação na Saúde, Professor Associado do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Curso de Especialização em Educação na Saúde da FMUSP, Preceptor do Programa de Residência Médica em Nefrologia do Hospital Universitário da UFS. 

Talitah Candiani

Coordenadora Local – FHEMIG

Mestre, Pediatra, Infectologista, Preceptora e Supervisora do Programa de Residência Médica em Pediatria no Hospital João Paulo II – Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG). Trabalha com Educação Baseada em Competências e Saúde Baseada em Evidências.

Ruy Souza 

Coordenador Local – UFRR

Mestre e Doutor, Neurologista, Professor do Curso de Medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e Preceptor de Residência Médica. Realizou Mestrado em Educação de Profissões de Saúde na Universidade de Maastricht, Consultor Internacional em Educação Médica (OPAS), com ampla experiência em Avaliação na Educação Médica.

Sylvia Farhat

Coordenadora Local – USP

Doutora, Emergencista Pediátrica, Especialista em Educação na Saúde, Professora Associada do Departamento de Pediatria e Coordenadora da Implementação de EPAs no Internato de Pediatria da Faculdade de Medicina da USP e Supervisora dos Programas de Residência Médica em Pediatria da FMUSP.

Perguntas Frequentes

  • 1. O curso é 100% digital?

    Sim, todas as aulas são realizadas via plataforma e os materiais disponibilizados em formato digital.

  • 2. Qual a carga horária?

    20 horas a serem realizadas no período de 20/10/2025 a 23/12/2025.

  • 3. A formação oferece material de apoio?

    Sim, você vai acessar os e-books pela plataforma.

  • 4. Preciso realizar a formação em um horário específico?

    Você tem toda a flexibilidade para realizar a formação em um horário mais adequado a sua rotina pessoal e profissional. 

Todos os direitos reservados | EPA Brasil | Site produzido pela Conecta Solutech © 2025